CIRURGIAS BUCAIS

As Cirurgias Bucais ou Cirurgias Orais são aquelas realizadas dentro da boca, em determinadas regiões. A grande maioria é realizada sob anestesia local, de forma totalmente indolor com ou sem sedação, na maioria das vezes em consultório, no entanto, algumas vezes se faz necessário realizá-las em ambiente hospitalar, sob anestesia geral (paciente sob total sedação, maior conforto). São exemplos de cirurgias bucais: extrações dentárias (incluindo a remoção dos dentes “sisos”, que podem estar parcialmente ou totalmente dentro dos ossos maxilares – Inclusos), tracionamento de dentes inclusos, biópsias (ver Patologia Bucal), cirurgias de enxerto (ver Implantes Dentários), algumas cirurgias estéticas como a Gengivoplastia e Bichectomia. Veja abaixo alguns exemplos destes procedimentos e os cuidados pós-operatórios.

INSTALAÇÃO DE PLACAS E MICROPARAFUSOS PARA ANCORAGEM ORTODÔNTICA

Algumas movimentações ortodônticas que não seriam viáveis da forma convencional podem ser realizadas através da instalação de miniplacas de titânio ou microparafusos para ancoragem. Esses dispositivos são utilizados como um suporte para realizar movimentos complexos em diferentes direções, a depender da necessidade, com o auxílio de elásticos. Em alguns casos, podem ser também utilizados para acelerar o tratamento. Após alcançado o objetivo, o dispositivo é removido sob anestesia local.

GENGIVOPLASTIA

Alguns pacientes podem exibir um excesso de gengiva ao sorrir, o que pode ser uma queixa estética. É necessário avaliar cuidadosamente a causa do chamado “sorriso gengival” para indicar a gengivoplastia. Neste procedimento são removidos alguns milímetros de gengiva em excesso, deixando os dentes com aparência maior e melhorando assim a harmonia do sorriso.

DENTES INCLUSOS - SISOS

Os dentes chamados terceiros molares, ou mais popularmente conhecido como “Sisos”, são os últimos a se desenvolverem, por volta de 18 e 20 anos (mesmo se nenhuma evidência da presença deles, podem existir, sendo detectados apenas em radiografias de rotina). Normalmente não existe espaço para esses dentes, que permanecem parcialmente ou totalmente dentro dos ossos, podendo causar diversos problemas como: desalinhamento de outros dentes, dor, cárie, inflamação de capuz gengival (pericoronarite), reabsorção de raízes, infecções graves, cistos e tumores da face. Muitas vezes ao serem detectados é indicada a sua remoção de forma preventiva, uma vez que tratar as possíveis complicações tardiamente pode ser mais invasivo ou de forma inesperada (urgência).

Dente do siso

Os "dentes do Siso" mal posicionados podem causar inflamações na gengiva, dor e infecção.

Dente do siso ameloblastoma

Tumor agressivo (ameloblastoma) causado pelo siso. O tratamento é mais invasivo, sendo a remoção de parte da mandíbula da paciente.

Siso

Dente do siso causando retenção de alimentos e bactérias, com cárie extensa em dente vizinho, que precisou ser removido.

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 4
Âncora 5
Gengivoplastia

Eu tinha uns dentinhos muito pequenos. Mostrava muita gengiva quando sorria. Fiz a Gengivoplastia, foi mais tranquilo do que imaginava. Gostei muito do resultado!

Gabriella Matos

Sisos

Removi 5 dentes que estavam em uma posição complicada. Meu pós-operatório foi excelente, não senti dor nenhuma. Foi a minha melhor escolha, recomendo.

Lorenlay Lima

Sisos

Removi os sisos com o Dr. André, foi tudo muito bem orientado antes, durante e depois do procedimento. Atendimento excelente.

Alexsandro Caldas

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Após as Cirurgias Bucais são prescritas medicações específicas e algumas orientações. O cirurgião deve estar atento e em contato com o paciente, principalmente nos primeiros dias, em caso de dúvidas. São recomendações gerais para este tipo de cirurgia:

PRIMEIRO DIA (PRIMEIRAS 24 HORAS)

• Dieta líquida ou pastosa, fria ou gelada.
• Bolsa de gelo na face, aplicar de forma contínua. Recomenda-se proteger com toalha, vaselina ou cremes hidratantes, para evitar queimaduras. O gelo é importante para evitar inchaços exagerados.
• Manter repouso; evitar: esforços físicos, pegar peso, exposição ao sol, prática de esporte ou abaixar a cabeça.
• Não cuspir com força ou fazer bochechos vigorosos, isso estimula o sangramento nas primeiras horas após a cirurgia. Um pequeno sangramento é normal. Se ocorrer um sangramento mais intenso, umedeça uma gaze em soro fisiológico ou em água gelada, dobre a gaze, coloque-a sobre o local da cirurgia e morda por 20 minutos.
• Ao deitar-se manter cabeça elevada com travesseiro.
• Higiene oral cuidadosa

OBSERVAÇÕES

• O inchaço após a cirurgia é considerado normal. Ele atinge seu pico máximo em cerca de 48 horas e geralmente dura de 4 a 6 dias. Algumas vezes o inchaço é muito acentuado e pode ocorrer dificuldade de abertura de boca.
• Eventualmente poderão ocorrer hematomas ou equimoses (manchas arroxeadas na pele). Isso é mais comum em pessoas de pele clara. Essas manchas desaparecem espontaneamente após 7 a 14 dias.
• As medicações prescritas e recomendações feitas pelo dentista devem ser seguidas para evitar desconforto e complicações após a cirurgia. Após cerca de 7 dias é feita uma revisão e remoção dos pontos.

DO SEGUNDO AO QUARTO DIA (24 A 96 HORAS)

• Dieta pastosa, temperatura normal ou fria.
• Manter bolsa de gelo em face (por 30 minutos 4 vezes ao dia).
• Repouso relativo (não fazer esforços)
• Evitar bochechos vigorosos.
• Manter higiene oral com escovação normal nas áreas não operadas. Higienizar cuidadosamente sobre as regiões operadas, a higiene do local é fundamental.

Âncora 6

APÓS O QUARTO DIA

• Ainda havendo inchaço, incomodo ou limitação de abertura de boca, aplicar bolsa de água quente na face protegida, por 30 minutos, 4 vezes ao dia.
• Retomar as atividades gradativamente, sem esforços físicos demasiados ou mastigação intensa.