top of page

OUTROS TRATAMENTOS

DOR E DISFUNÇÃO DA ATM

Assista a explicação e depoimentos

      A Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) é uma estrutura bilateral (de ambos os lados), dinâmica, responsável pelos movimentos da mandíbula (para mastigação, fala, etc). Funciona como uma complexa dobradiça, com movimentos em várias direções, sempre um lado em coordenação com o outro. Entre duas superfícies ósseas, está um disco fibroso (disco articular), responsável por proteger e viabilizar os movimentos entre eles. Outras estruturas estão presentes (fluidos, ligamentos, vasos e nervos) e a forma como todo o complexo muscular e ósseo da face trabalha tem repercussões nas Articulações Têmporo-Mandibulares.

       As doenças que acometem as ATMs são de diversas causas, intensidades e repercussões clínicas, que envolvem estalidos ou creptações ao abrir a boca, acompanhados ou não por dor na região próxima ao ouvido (ou até mesmo dor de ouvido) ou limitação dos movimentos, sobretudo da abertura da boca. Esse grupo de doenças é chamado de Desordens ou Disfunções Temporo-Mandibulares (DTMs).

        O tratamento das DTMs é complexo e pode variar de acordo com o paciente e aspectos individuais envolvidos, desde a prescrição de medicamentos e orientaçãos, uso de placas miorrelaxantes (dispositivos para não apertar os dentes durante o sono – Bruxismo), até procedimentos cirúrgicos como lavagem interna (artrocentese ou artroscopia para lavagem, quando realizada via vídeo e microcâmera), reposicionamento do disco articular (discopexia) ou, em casos mais extremos, a reconstrução total da ATM com uma prótese. Para uma correta decisão de tratamento é necessária uma boa avaliação clínica do paciente e exames complementares (radiografias, ressonância magnética, tomografia).

      Nas imagens abaixo podemos observar a anatomia da articulação têmporo-mandibular com o disco articular fora de sua posição. Esta condições pode ser avaliada no exame de ressonância magnética e pode causar reabsorções ósseas, gerando inicialmente estalidos, podendo evoluir para dor e limitação da abertura de boca. As opções de tratamento precisam ser bem indicadas, podendo variar de uma abordagem por video para lavagem e viscosuplementação ou até mesmo a substituição total da articulação por prótese.

TRAUMA DE FACE

      Traumatismos Faciais ocorrem devido a acidentes domésticos, automobilísticos, motociclísticos, agressões físicas, etc. A face pode sofrer lacerações e fraturas de diversos ossos, com repercussão significativa na função (mastigação, fala, respiração, visão), bem como na estética, necessitando de tratamentos por vezes cirúrgicos. O cirurgião Bucomaxilofacial é responsável por reabilitar ou reconstruir os ossos fraturados da face, levando-os a posição original, estabilizando e fixando-os, sendo fundamental o conhecimento do engrenamento dentário e dinâmica dos movimentos da mandíbula.

PATOLOGIA BUCAL

      Várias doenças (lesões) podem acometer a boca e a face. Um especialista deve diagnosticar e conduzir o tratamento da melhor forma. Podem ocorrer cistos, tumores benignos ou malignos nos ossos e tecidos moles da boca e face, alterações de desenvolvimento e infecções. Por vezes são necessários exames complementares como radiografias ou tomografias, ou até mesmo uma biópsia para elucidar um diagnóstico e então definir o tratamento. O paciente deve estar atento aos sintomas e possíveis alterações de forma, cor e tamanho das estruturas da face através do auto-exame, bem como fazer consultas periódicas de rotina ao cirurgião-dentista para prevenir lesões ou realizar o diagnóstico de forma precoce, o que é importante para o tratamento.

        Na sequência, temos: Um grande tumor (Ameloblastoma) causado pela presença de dente incluso (dentro do osso); bolha em lábio causada pelo extravasamento de saliva por trauma (mucocele); cisto causado pela presença do siso incluso; presença de Odontoma (pequenos dentes extras malformados) impedindo a erupção de incisivo central em um paciente criança.

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3

        Na sequência, temos: Um grande tumor (Mixoma) em região anterior da mandíbula; Torus em mandíbula (formação óssea muito comum, que por vezes ocorre também no palato - céu da boca - a depender do caso necessita ser removido; Tumor Odontogênico Adenomatóide causando deslocamento de raízes dentárias e aumento de volume em face, com aspecto de "bolha" na boca.

bottom of page